quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Checagem da hipótese


Após a leitura do texto percebemos que nossa predição está muito distante, já que fizemos uma leitura a partir de um contexto moderno onde consideramos repulsivo um massacre de gatos, animais indefesos.

Na verdade o texto trata de uma situção que aconteceu em 1730 onde trabalhadores aprendizes tinham um tratamento inferior em relação aos animais da rua que inclusive recebiam uma alimentação melhor.

Essa situção provocou um descontentamento por parte dos trabalhadores mesmo porque os gatos lhes atrapalhavam o sono.

Diante disso elaboraram uma estratégia para exterminar os animais de maneira indireta usando os próprios patrões, obtendo sucesso no seu plano de ação.

Os gatos foram massacrados.


OBS: Nossa predição partiu de uma cultura num contexto moderno onde relacionamos gatoXtrabalhdor num contexto capitalista, que é mais condizente com nossa realidade.


!!!!!!Acertamos o local do acontecimento!!!!!!

Idenir e Margareth

Predições

Predições sobre: "Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na Rua Saint-Séverin"
* Pensamos que o texto trata de uma situação na qual pessoas que se apropriam indevidamente de energia elétrica, água ou TV de outrem, foram autuadas em flagrante e tiveram que pagar valores correspondentes ao seu consumo.
Por sua vez, as pessoas sendo trabalhadoras de baixa renda se revoltaram com o valor a ser pago.
"Qual a relação que pode haver entre uma revolta de trabalhadores e um massacre de gatos?"
Resposta:
De acordo com nossa predição utilizando a definição de gato sendo uma ligação ilegal de energia, água ou TV, entendemos que trabalhadores são pessoas de baixa renda, sem possibilidades de pagar suas dívidas, portanto é natural a revolta destes diante do quadro.
Pensamos que o fato relatado ocorreu na França.
O que nos levou a esta hipótese foi a escrita e pronúncia do nome da rua: Saint-Séverin.
Idenir e Margareth.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

LIVRO ESCOLHIDO

DANTE, Luiz Roberto.tudo é matemática, 6ª série. São Paulo, Ática, 2005.
Verbos de instrução - gráfico



Planilha - Levantamento de

verbos de intrução
Vocabulário Científico

Transparência- sf(lat transparentia) 1- Qualidade de transparente; diafaneidade. 2 Filme de slide; usado para apresentação de trabalhos, em projetor. 3 Em gráficos, porção de uma imagem subjacente que é mostrada pela imagem de cima.

Consumo - sm(de consumir) 1- ato ou efeito de consumir;consumação; gasto, dispêndio. 2 Venda de mercadorias. 3 Econ polit Função da vida econômica que consiste na utilização direta das riquezas produzidas.

Estilo - sm( Lat. stilu) ponteiro de ferro para escrever,1maneira própria, pessoal, de cada um se exprimir, falando ou escrevendo; 2feição especial das obras de um artista, de uma época; 3 costume;4praxe;5hábito;6prática;7ant.,
ponteiro com que os antigos escreviam em tabuinhas cobertas com uma camada de cera;8ponteiro do relógio de Sol.
do Gr. stýlos

Expressão -sf(lat expressione) 1 Ato ou efeito de exprimir. 2 Ato ou efeito de espremer. 3 Manifestação do pensamento. 4 Maneira de exteriorizar pensamentos, comoções e sentimentos. 5 Aspecto facial, determinado pelo estado físico ou emocional. 6 Manifestação. 7 Representação animada de sentimento. 8 Personificação. 9 Caráter. 10 Significação. 11 Mat Representação algébrica do valor de uma quantidade.

Argumento - sm(lat argumentu) 1 Raciocínio de onde se tira uma conclusão. 2 Arrazoamento, prova. 3 Resumo de uma obra; sumário: Argumento de um filme, de um romance. 4 Astr Quantidade de que depende uma equação, uma desigualdade ou uma circunstância qualquer do movimento de um planeta. 5 fam Altercação, contenda, discussão. 6 Ling Actante ou participante relacionado a um predicado. A. aparatoso: aquele em que há muito ornato e pompa, mas pouco fundo. A. de rachar: argumento indestrutível. A. intrínseco: o que é tirado da própria natureza do assunto.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Verbete de dicionário - termo:"TEMPO"

Tempo:- sm (lat tempu) Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância ou a mudanças acidentais e sucessivas da sua natureza, apreciáveis pelos sentidos orgânicos.


Idenir e Margareth

Navegando por dicionários on-line

- Língua Portuguesa on-line
http://www.priberan.pt/dlpo/dlpo.aspx

-Dicionário qimicamente falando
http://www.rossetti.eti.br/dicuser/index2.asp

- Dicionário de Astronomia e áreas afins
http://www.ceaal.al.org.br/astrodic/a.html

-Lexicon - Vocábulário de Filosofia
http://ocanto.esenviseu.net/lexc.htm

MURAL DA CIÊNCIA II







Idenir e Margareth


domingo, 21 de outubro de 2007

CURSO DE ATUALIZAÇÃO: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO 1° MÊS DE CURSO

NOME: Idenir Ródia Lopes
Data: 17/10/2007

1. Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
R: Os objetivos foram contemplados com as atividades sugeridas porque abrangem várias capacidades de leitura e escrita, construindo perfil, expressão de opinião, depoimento e outros, inclusive abordando varias áreas de conhecimento. As leituras abrangem temas de Língua Portuguesa, História e Política.

2. O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
R: Estes momentos estão sendo fundamentais para mim porque estou compartilhando conhecimentos e experiências com colegas. E o mais diferente: virtualmente, já que ainda este meio de comunicação não é acessível e usado por muitos.

3. Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
R: Minha experiência de criação do blog, produção e interação estão sendo muito boas e diferentes. Tinha vontade de criar um blog e abracei esta oportunidade para conhecer e aprender mais sobre esta modalidade.

4. Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
R: Os conceitos estão sendo aprimorados a cada leitura que fazemos. Estou há quase um ano fazendo o curso Letra e Vida e com este também estamos aprimorando e adquirindo novos conhecimentos inclusive vários gêneros que foram adicionados com o presente curso.

5. Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
R: A exploração dos conceitos interfere/influencia na organização do pensamento e das idéias ao elaborarmos um texto fazendo-nos pensar no público que desejamos atingir.

6. Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
R: As situações pedagógicas oferecidas no curso estão voltadas para o público do Ensino Médio e Fundamental ciclo II. Eu trabalho com alfabetização. Agora é que os alunos estão produzindo pequenos textos como reescrita de contos e cantigas, cartas e bilhetes sempre pensando no leitor real para que percebam a estrutura. Há também um trabalho de leituras compartilhadas, diárias, de textos de diferentes gêneros.

Discussão em grupo sobre Linguagem Metafórica

Linguagem metafórica

*Que diferenças você vê entre a linguagem metafórica do primeiro texto e a linguagem científica do segundo texto?
*Por que é mais fácil compreender e atribuir sentido ao segundo texto?

Linguagem metafórica usa de afirmações comparativas numa linguagem mais poética. É necessário um conhecimento prévio para inferir.
A Linguagem científica é clara e objetiva, é direta. Não é necessário conhecer o assunto para entender. Ela por si explica e conduz o leitor. Por isso sua compreensão é mais fácil.

Idenir e Margareth

Mudanças na inferência

O texto trata de uma investigação para descoberta de novas terras, novos povos e novos continentes.

As três irmãs são as 3 caravelas que saíram a navegar.
Imensidões tranqüilas, picos e vales turbulentos são: a calmaria do oceano e as tempestades enfrentadas.
“Gemas” são: a política de expansão da época, o financiamento por parte do governo.
Criaturas aladas são as aves.
O herói é Cristóvão Colombo.

OBS: Houveram mudanças nas respostas apesar de a 1ª influência ter se remetido ao fazer ciência a partir de uma investigação teórica (pois o texto é poético). Após a leitura do texto As mesmas praias, o mesmo mar de Roberto Benavides (que é um texto de divulgação científica), direto e claro, não dá margem para dúbias interpretações. É claro em suas conclusões.
Idenir e Margareth

Trecho que resume a idéia central - Dooling e Landman

“Os olhos enganam” – disse ele – “um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado”.
Idenir e Margareth

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Inferência do texto: Texto e leitor de Ângela Kleiman

De que você acha que o texto trata?
Penso que o texto trata de uma pessoa predisposta e sedenta a novas descobertas. Inquieta em relação à situação estática a certo posicionamento.

Quem são as três irmãs?
As três irmãs seriam três características do fazer científico.

Onde ficam as imensidões tranqüilas, os picos e vales turbulentos?
Imensidões tranqüilas, picos e vales turbulentos são os desafios percorridos em uma longa e exaustiva caminhada na busca e constatação de novas verdades e descobertas.

A que se refere o termo gema?
Gemas para financiamento: auto-motivação, objetivo e perseverança.

Quem são as criaturas aladas?
Criaturas aladas: concretização e constatação da verdade; conclusão; resposta e formulação de novos conceitos; descoberta; êxtase de um trabalho concretizado.

Quem é o herói de que o texto fala?
O herói pode ser qualquer se racional capaz de investigar, pesquisar e fazer ciência.

Idenir e Margareth

RESUMO DO PARÁGRAFO MAIS IMPORTANTE DO TEXTO DE SAGAN

"A ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos. Seu objetico é compreender de que forma o mundo funciona, procurar as regularidades que possam existir". Fazer ciência é penetrar nas conexões das coisas, é sempre questionar a realidade e as verdades impostas pela cultura e/ou senso comum. Fazer ciência é sempre questionar a ordem de tudo: como e porque as coisas funcionam de um determinado jeito e não de outro; porque um quilo de chumbo cai mais rapidamente do que um quilo de algodão; por que a Lua parece acompanhar-nos quando andamos; como se dá a formação de uma gota de orvalho numa folha etc.

A ciência muitas vezes requer coragem - pelo menos a coragem de questionar a sabedoria convencional.

Idenir e Margareth





quarta-feira, 17 de outubro de 2007

DEFINIÇÃO DE SENSO COMUM

Senso comum é a sabedoria popular baseada, muitas vezes, em imaginações. São conceitos construídos pelas gerações. Não é um conhecimetno comprovado e experimentado.
Enfim, senso comum é o oposto de conhecimento científico.
Idenir e Margareth

Resumo do 1° §

Ciência - definição, objetivos e método

Fazer ciência é buscar uma regularidade para as coisas, é formular hipóteses, investigar e buscar respostas baseada na experimentação, com o objetivo de desafiar velhos dogmas.
Fazer ciência é um pensar sistemático, ou seja, com métodos de pesquisa e de registro. Não é um pensar aleatório.
Idenir e Margareth.

Generalizações parciais, seleção e síntese sobre o texto

Generalizações parciais, seleção e síntese sobre o texto: Podemos conhecer o Universo?

Seqüência correta dos números: 1-10-11-14-7-9-15-2-6-3-8-12-4-5.

A.Ciência-definição, objetivos e métodos (1)
B.A procura de regras (10)
C.As leis naturais e a compreensão do universo (11)
D.As limitações do universo cognoscível (14)
E.Conclusão 1- tese:O Universo é incognoscível (7)
F.Conclusão 2- antítese: O Universo é cognoscível (9)
G.Conclusâo final- síntese: Universo desconhecido e cognoscível (15)
H.Exemplos de possíveis questões para investigação científica (2)
I.Nossa capacidade cerebral (6)
J.O pensar científico (3)
K.O sal (8)
L.O senso comum e a ciência (12)
M.Outro exemplo-A molécula de sal (13)
N.Podemos compreender o Universo? (4)
O.Podemos compreender um grão de sal? (5)
Idenir e Margareth

Definição do fazer científico

Trechos do texto "Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal" de Carl Sagan:
"A ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos. Seu objetivo é compreender de que forma o mundo funciona, procurar as regularidades que possam existir..."
"...A ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos dogmas, numa abertura para ver o Universo como ele realmente é. Nesse pressuposto , a ciência muitas vezes reque coragem - pelo menos a coragem de questionar a sabedoria convencional."
"...o principal artifício da ciência consiste em realmente pensar sobre alguma coisa..."
"...A mentalidade científica, porém, examina o mundo com uma atitude crítica..."
Idenir e Margareth

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

MURAL DA CIÊNCIA

Eu leciono para crianças do Ensino Fundamental - ciclo l - mais precisamente 1ª série.
Ciência, nesta esfera, é investigação, ampliação de conhecimento, criatividade;
é o que provoca transformação na pessoa;
são descobertas;
é o pensar sistemático sobre um tema;
é o ato de descobrir e reinventar.
Idenir

Ciência é uma investigação sistematizada, acerca de um objeto, para satisfazer as necessidades inerentes ao ser humano.
Margareth

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA
  • Experimentação;
  • Hipóteses;
  • Pesquisa;
  • Investigação;
  • Inquietação;
  • Análise;
  • Síntese;
  • Questionamentos.


CIÊNCIA:
*Interpretação/
*Descrição
*Conhecimento

*Contemplação da Natureza
*Descobertas
*Aplicação de uma compreensão teórica já existente (cultura chinesa, aborígines australianos, maias)
*Ondas de rádio
*Engenharia Genética
*Energia Nuclear
*Computador
CIÊNCIA: ESTÁ À DISPOSIÇÃO DE TODOS!

Idenir e Margareth

Análise das Propostas A e B de atividades de ESCRITA

Conclusão das discussões referentes às propostas de escrita.

Proposta "A"
É uma proposta simples, pede apenas um resumo elementar sobre o texto explorado. Não fornece subsídio para que o aluno escreva, pede simplesmente: escreva, sem direcionar.
Não deixa claro os objetivos da proposta e não há um leitor real.
Proposta "B"
Já a proposta "B" dixa claro os seus objetivos, direcionando e fornecendo subsídios para a produção dos alunos. Propõ uma pesquisa envolvendo a comunidade, dando subtemas para o estudo, direcionado o trabalho dos produtores do texto e fornecendo ponto positivos e negativos da época narrada, levando o aluno a entender, também, a função social do texto.
Idenir e Margareth.

Análise das Propostas A e B de atividades de LEITURA

Item a)
O texto "O milagre brasileiro", de Bóris Fausto, é rico em informações e permite ao professor realizar um bom trabalho.
A proposta "A" é um tanto limitada pois pretende apenas checar a compreensão do texto, contendo atividades que se atêm a informações explícitas com perguntas direcionadas sem muito raciocínio.
Já a proposta "B", ao invés de checar a compreensão leva o aluno a tal, considerando diferentes elementos que visam levar à compreensão, relacionando acontecimentos e ampliando seu repertório por meio de outras informações, no caso, através de pesquisa.
Item b)
Capacidades de LEITURA comtempladas nas propostas:
Proposta "A" ( a fazer)
Proposta "B" (a fazer)
Idenir e Margareth

Bloggrs

http://adrieli-jeanete.blogspot.com
http://aurea500.blogspot.com
http://doracidahotmailcom.blogspot.com
http://eleandroeiglecias.blogspot.com
http://eterna-inquietude.blogspot.com
http://franespecial.blogspot.com
http://gisafatyjales.blogspot.com
http://idemargareth.blogspot.com
http://leoaparecida.blogspot.com
http://leoaparecida.blogspot.com
http://ma-go.blogspot.com
http://neilaleandro.blogspot.com
http://neuza-cidinha.blogspot.com
http://oliale.blogspot.com
http://proflegal.blogspot.com
http://rodirce.blogspot.com

Música
http://www.kixiki.com.br

Arquivo do

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

3ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS

LER e ESCREVER deve ser um compromisso de todas as áreas?
Segundo Bakhtin, quando um indivíduo fala/ escreve ou ouve/lê um texto, ele ativa seu conhecimento prévio do paradigma dos gêneros que ele teve acesso.Os professores das diversas áreas do conhecimento, podem e devem, atuar com o conceito de gêneros e com a classificação de tipos textuais ensinando-os a compreender estratégias discursivas com que se tecem os diferentes gêneros para que dessa forma os professores contribuam para a formação do aluno crítico.Viabilizando desta forma, os objetivos gerais da Educação Básica.
A língua, sistema de representação do mundo, está presente em todas as áreas do conhecimento. A tarefa de formar leitores e usuários competentes da escrita não se restringe, portanto, à área de Língua Portuguesa, já que todo professor depende da linguagem para desenvolver os aspectos de sua disciplina.
A compreensão dos textos que subsidiam o trabalho das diversas disciplinas depende necessariamente do conhecimento prévio que o leitor tiver sobre o tema e da familiaridade que tiver construído com a leitura de textos do gênero. É tarefa de todos os professores, portanto, independente da área, ensinar também, os procedimentos de que o aluno precisa dispor para acessar os conteúdos da disciplina em questão.
Assim, é compromisso de todas as áreas trabalhar a leitura e a escrita, pois, ensinar o aluno a LER é dar-lhe condições de se apropriar do conhecimento historicamente construído e se inserir nessa construção como produtor. E a ESCREVER , para expressar por escrito a reflexão sobre a produção do conhecimento. No entanto, escrever depende de um planejamento que não é necessariamente escrito, mas auxilia a escrita. A escrita se junta ao oral e ao desenho para ser usada como mais um recurso de representação das idéias. Idéias que, sem o recurso da escrita, não haveria memória e também muitas discussões orais poderiam ficar perdidas sem o registro em forma de texto. Nos dias atuais , o registro escrito é a possibilidade da comunicação á distância, no espaço e no tempo, e assim, de troca de informações e descobertas com pessoas que, muitas vezes nem conhecemos.
LER E ESCREVER, portanto, implica redimensionar nossas práticas e nossos espaços, para assim cumprir com a tarefa de formação de novos cidadãos para um mundo em permanente mudança nas suas escritas e cada vez mais exigente quanto à qualidade de "leitura".
Idenir e Margareth

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Questão do ENEM - análise de resposta

Texto: Álcool, crescimento e pobreza (Folha de S. Paulo-11/3/2007) e
Charge: Álcool: O mundo de olho em nossa tecnologia (Anjeli)

O texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza.

De acordo com o Quadro de Capacidades de Roxane Rojo, o aluno precisa desenvolver capacidades, competências e habilidades tais como:
* Capacidades de compreensão
* antecipação do conhecimento
* checagem de hipótese
* comparação de informações advindas dos dois textos
* inferência global, pois o aluno consegue enxergar o que está implícito;
* inferência local para leitura de siglas
* capacidade para entender a interdiscursividade, ou seja, perceber diferentes vozes dentro do texto: dados de pesquisas (voz dos pesquisadores), opinião dos trabalhadores (charge).

Idenir e Margareth.

Gêneros que que circulam em sua área de conhecimento e em sua disciplina.

Os gêneros que circulam em nossa área do conhecimento são textos informativos, argumentativos, debates, aulas expositivas, divulgação científica, enunciado de situações-problema, regras de jogo, receitas, relatório oral e escrito de experiências, entrevistas, palestras, seminários.
Idenir e Margareth

Sinopse de livro

A DOCE SINFONIA DE SEU SILÊNCIO
Autora: Luciana Scotti
Editora: O Nome da Rosa Editora Ltda
Última edição: 16/07/1999
Sinopse: O que é realmente dar a volta por cima e batalhar pela vida? Este é o livro de uma mulher apaixonada, sofrida, feliz, madura: um romance real. Luciana desvenda suas intimidades, seus sonhos e fantasias, suas emoções e sensações, o despertar de sua sexualidade antes adormecida, a descoberta do amor, mostrando que, mesmo deficiente, atingiu a plenitude de ser mulher.
Idenir e Margareth