CURSO DE ATUALIZAÇÃO: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO 1° MÊS DE CURSO
NOME: Idenir Ródia Lopes
Data: 17/10/2007
1. Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
R: Os objetivos foram contemplados com as atividades sugeridas porque abrangem várias capacidades de leitura e escrita, construindo perfil, expressão de opinião, depoimento e outros, inclusive abordando varias áreas de conhecimento. As leituras abrangem temas de Língua Portuguesa, História e Política.
2. O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
R: Estes momentos estão sendo fundamentais para mim porque estou compartilhando conhecimentos e experiências com colegas. E o mais diferente: virtualmente, já que ainda este meio de comunicação não é acessível e usado por muitos.
3. Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
R: Minha experiência de criação do blog, produção e interação estão sendo muito boas e diferentes. Tinha vontade de criar um blog e abracei esta oportunidade para conhecer e aprender mais sobre esta modalidade.
4. Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
R: Os conceitos estão sendo aprimorados a cada leitura que fazemos. Estou há quase um ano fazendo o curso Letra e Vida e com este também estamos aprimorando e adquirindo novos conhecimentos inclusive vários gêneros que foram adicionados com o presente curso.
5. Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
R: A exploração dos conceitos interfere/influencia na organização do pensamento e das idéias ao elaborarmos um texto fazendo-nos pensar no público que desejamos atingir.
6. Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
R: As situações pedagógicas oferecidas no curso estão voltadas para o público do Ensino Médio e Fundamental ciclo II. Eu trabalho com alfabetização. Agora é que os alunos estão produzindo pequenos textos como reescrita de contos e cantigas, cartas e bilhetes sempre pensando no leitor real para que percebam a estrutura. Há também um trabalho de leituras compartilhadas, diárias, de textos de diferentes gêneros.
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO 1° MÊS DE CURSO
NOME: Idenir Ródia Lopes
Data: 17/10/2007
1. Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
R: Os objetivos foram contemplados com as atividades sugeridas porque abrangem várias capacidades de leitura e escrita, construindo perfil, expressão de opinião, depoimento e outros, inclusive abordando varias áreas de conhecimento. As leituras abrangem temas de Língua Portuguesa, História e Política.
2. O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
R: Estes momentos estão sendo fundamentais para mim porque estou compartilhando conhecimentos e experiências com colegas. E o mais diferente: virtualmente, já que ainda este meio de comunicação não é acessível e usado por muitos.
3. Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
R: Minha experiência de criação do blog, produção e interação estão sendo muito boas e diferentes. Tinha vontade de criar um blog e abracei esta oportunidade para conhecer e aprender mais sobre esta modalidade.
4. Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
R: Os conceitos estão sendo aprimorados a cada leitura que fazemos. Estou há quase um ano fazendo o curso Letra e Vida e com este também estamos aprimorando e adquirindo novos conhecimentos inclusive vários gêneros que foram adicionados com o presente curso.
5. Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
R: A exploração dos conceitos interfere/influencia na organização do pensamento e das idéias ao elaborarmos um texto fazendo-nos pensar no público que desejamos atingir.
6. Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
R: As situações pedagógicas oferecidas no curso estão voltadas para o público do Ensino Médio e Fundamental ciclo II. Eu trabalho com alfabetização. Agora é que os alunos estão produzindo pequenos textos como reescrita de contos e cantigas, cartas e bilhetes sempre pensando no leitor real para que percebam a estrutura. Há também um trabalho de leituras compartilhadas, diárias, de textos de diferentes gêneros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário