segunda-feira, 8 de outubro de 2007

3ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS

LER e ESCREVER deve ser um compromisso de todas as áreas?
Segundo Bakhtin, quando um indivíduo fala/ escreve ou ouve/lê um texto, ele ativa seu conhecimento prévio do paradigma dos gêneros que ele teve acesso.Os professores das diversas áreas do conhecimento, podem e devem, atuar com o conceito de gêneros e com a classificação de tipos textuais ensinando-os a compreender estratégias discursivas com que se tecem os diferentes gêneros para que dessa forma os professores contribuam para a formação do aluno crítico.Viabilizando desta forma, os objetivos gerais da Educação Básica.
A língua, sistema de representação do mundo, está presente em todas as áreas do conhecimento. A tarefa de formar leitores e usuários competentes da escrita não se restringe, portanto, à área de Língua Portuguesa, já que todo professor depende da linguagem para desenvolver os aspectos de sua disciplina.
A compreensão dos textos que subsidiam o trabalho das diversas disciplinas depende necessariamente do conhecimento prévio que o leitor tiver sobre o tema e da familiaridade que tiver construído com a leitura de textos do gênero. É tarefa de todos os professores, portanto, independente da área, ensinar também, os procedimentos de que o aluno precisa dispor para acessar os conteúdos da disciplina em questão.
Assim, é compromisso de todas as áreas trabalhar a leitura e a escrita, pois, ensinar o aluno a LER é dar-lhe condições de se apropriar do conhecimento historicamente construído e se inserir nessa construção como produtor. E a ESCREVER , para expressar por escrito a reflexão sobre a produção do conhecimento. No entanto, escrever depende de um planejamento que não é necessariamente escrito, mas auxilia a escrita. A escrita se junta ao oral e ao desenho para ser usada como mais um recurso de representação das idéias. Idéias que, sem o recurso da escrita, não haveria memória e também muitas discussões orais poderiam ficar perdidas sem o registro em forma de texto. Nos dias atuais , o registro escrito é a possibilidade da comunicação á distância, no espaço e no tempo, e assim, de troca de informações e descobertas com pessoas que, muitas vezes nem conhecemos.
LER E ESCREVER, portanto, implica redimensionar nossas práticas e nossos espaços, para assim cumprir com a tarefa de formação de novos cidadãos para um mundo em permanente mudança nas suas escritas e cada vez mais exigente quanto à qualidade de "leitura".
Idenir e Margareth

Nenhum comentário: