terça-feira, 20 de novembro de 2007

Relato Comentado dos textos.

Se um Viajante numa noite de inverno
(Italo Calvino)
Nessa obra , o autor chama a atenção para algumas técnicas para se realizar uma ótima leitura. O leitor precisa se preparar observando todos os detalhes, vislumbrando todas as eventualidades que possa atrapalhar a sua ação - "relaxar e viajar".
Não importa a posição, o local. O que importa é que esteja acomodado e relaxado para concentrar seus pensamentos no romance e até mesmo se sentir como parte integrante da história.
Calvino enfatiza o prazer de ler, estimula as pessoas à leitura levando-as a realizar uma viagem, que em algumas situações só farão através dos livros.
Viaje através da leitura em todas as estações e descubra o mundo à sua volta.
O milagre Brasileiro
(Fausto Boris)
Esse período foi marcado por pontos positivos (o milagre) pelo aumento da capacidade produtiva industrial, combinando o crescimento econômico com baixas taxas de inflação.
A política se destinava a promover o desenvolvimento capitalista. Tudo parecia perfeito "um verdadeiro milagre", mas, o que pareceu um milagre para laguns foi o caos para outros, pois a classe trabalhadora ficou abandonada, com mão-de-obra desqualificada, seus salários foram minimizados, gerando automaticamente o empobrecimento, acentuando as desigualdades sociais.
Os brasileiros foram vítimas de um capitalismo selvagem, pois tinham que "colaborar para o crescimento do bolo" que depois seria dividido, mas dividido entre os poderosos. Esse período deixou marcas na sociedade e na natureza, levando-nos à reflexão se foi realmente um milagre.
Margareth

Nenhum comentário: