terça-feira, 25 de setembro de 2007

Definição de Charge Jornalística


A charge jornalística se caracteriza por ser um texto visual humorístico e opinativo, que critica um personagem ou fato político específico. Fundamenta-se em um quadro teórico atual, envolvendo princípios da Análise do Discurso da Lingüística Textual. Sua construção baseia-se na remissão a um universo textual geralmente dado pelo próprio jornal. As charges jornalísticas mantêm relações intertextuais com textos verbais, visuais e verbais e visuais conjuntamente. O que torna singular é a demonstração perspicaz da propriedade carnavalesca da charge de congregar, num jogo polifônico, o verso e o reverso do que tematiza. Dessa maneira o chargista, através do desenho e da língua, utiliza o humor para destronar os poderosos e buscar o que está oculto em fatos, personagens e ações políticas. Ele transmite o objeto da charge pela intertextualidade com os textos publicados no próprio jornal. A polifonia, a ambivalência e o humor do texto chárgico fazem com que ele afirme e negue, eleve e rebaixe ao mesmo tempo, obrigando o leitor a refletir sobre fatos e personagens do mundo político, uma vez que põe a nu aquilo que está oculto por trás deles. A charge é um tipo de texto que atrai o leitor, pois, enquanto imagem, é de rápida leitura, transmitindo múltiplas informações de forma rápida. O leitor do texto chárgico, tem que ser um indivíduo bem informado para que ele compreenda e capte o teor crítico da charge. A charge, portanto, serve de estímulo à leitura das notícias, editoriais, opiniões assinadas. Ela tem o objetivo de persuadir, influenciar ideologicamente o imaginário do interlocutor, pois, o homem é um doente de imagem; ele se nutre do real pelo imaginário. Conclui-se que a charge faz crer na capacidade humana de não assujeitamento cego às restrições impostas por valores convencionalizados, a despeito das pressões institucionais a que os sujeitos estão expostos. Assim, a charge se mostra como um poderoso instrumento de crítica, devendo ter um lugar privilegiado nas instituições jornalísticas que defendem o discurso pluralista.



Margareth e Idenir

Um comentário:

braza disse...

Parabéns pelo texto definindo charge!
Amei. Beijos.
Brazilina